Atualmente, China, Estados Unidos, União Européia, Japão e Vietnã têm feito grandes progressos na geração de energia solar e já estão na liderança mundial. Esses países estão provando ao mundo que a energia solar, uma fonte de energia renovável, pode efetivamente substituir os combustíveis fósseis.
1. China
A China é o país com maior população e maior pegada de carbono do mundo. A China divulgou um claro compromisso com a energia renovável, o que é encorajador. Dados da Administração Nacional de Energia da China mostram que, em 2020, a capacidade instalada fotovoltaica da China ultrapassará 48 GW e a capacidade instalada total chegará a 253,6 GW.
Essa capacidade fotovoltaica é suficiente para a China manter sua liderança de mercado, que responde por 33% do mercado global de capacidade instalada total. Vale a pena notar que em 2017, a participação de mercado do sistema de montagem solar da China atingiu 51%. Desde então, a capacidade de produção fotovoltaica em vários países aumentou e o domínio da China diminuiu.
A maioria dos produtos fotovoltaicos, como painéis solares, são construídos em fazendas solares de grande escala em áreas remotas, que usam o sol para gerar eletricidade, que é vendida para empresas de serviços públicos. Imagens de satélite mostram fazendas solares de tamanho semelhante surgindo em toda a China a um ritmo alarmante.
O crescimento dramático das fazendas solares mostra a necessidade crescente de eletricidade na China e a necessidade urgente de combater a poluição do ar. Hoje, alguns países estão implementando incentivos para limitar a instalação de painéis solares e montagem solar , enquanto o governo chinês está incentivando ativamente a instalação de painéis solares e estabelecendo incentivos.
2. Estados Unidos
Os Estados Unidos continuam a melhorar sua liderança em energia solar, desenvolvendo seu setor de energia e incentivando os residentes a instalar painéis solares. O aumento da energia solar, em grande parte graças aos incentivos do governo para instalar painéis solares nas residências, é um campo promissor e de rápido crescimento.
Em 2020, o mercado residencial e o setor de utilidades cresceram 15% e 37% ano a ano, respectivamente. Em 2020, os Estados Unidos adicionaram 19,7 GW de capacidade instalada total, elevando a capacidade instalada acumulada para 95 GW. Espera-se que a produção solar dos EUA continue a crescer nos próximos anos, à medida que o custo da energia solar diminui e as energias não renováveis se tornam menos competitivas.
3. Índia
A Índia também é líder mundial em capacidade solar fotovoltaica. Após vários anos de esforços contínuos, o mercado fotovoltaico indiano alcançou um crescimento significativo em 2019, representando 9% do mercado fotovoltaico global. Essa participação superou a do Japão (6,3%) e ficou atrás dos Estados Unidos (11,9%).
Em 2022, a maior parte da capacidade instalada da Índia será realizada por serviços públicos indianos, respondendo por uma grande proporção da capacidade recém-instalada. No final de 2019, a capacidade instalada acumulada do país era de cerca de 42,9 GW.
4. Japão
O Japão é um dos países mais populosos do mundo, então não há como instalar painéis solares em grandes extensões de terra. Ainda assim, o Japão lidera o mundo em capacidade solar. Em 2021, adicionou 8,7 GW de nova capacidade.
Desde o desastre de Fukushima em 2011, o Japão assumiu um sério compromisso de desenvolver a energia solar como parte de um plano para dobrar sua energia renovável até 2030. Por necessidade, o Japão encontrou lugares inesperados para instalar painéis solares. O boom do golfe no Japão na década de 1980 resultou em um excesso de campos de golfe; até 2015, muitos cursos foram completamente abandonados. E esses estádios esquecidos já construíram um grande número de produtos fotovoltaicos.
O Japão até pensou em construir ilhas solares flutuantes com milhares de painéis solares impermeáveis, um novo tipo de usina de energia solar que pode efetivamente resfriar produtos fotovoltaicos com água.
5. Vietnã
Além dos quatro países acima, o Vietnã também é líder na geração de energia solar. Em 2019, o país tinha capacidade instalada de 4,8 GW. O sucesso do Vietnã se deve a uma política do governo divulgada este ano que incentiva o investimento em energia solar, oferecendo aos produtores de energia solar preços de compra acima do mercado. Graças a esta política, a instalação de produtos solares fotovoltaicos no Vietnã aumentou mais de cinco vezes do que o inicialmente esperado. Em 2021, a participação global no mercado fotovoltaico do Vietnã é de 7,7%.
Unit 301, No. 600 Guankou South Road, Jimei District, Xiamen, China
電話番号 : 0086 592 6266951 0
Whatsapp :+8618030235875
Eメール : sales@artsign.net.cn
Skype : sales@artsign.net.cn